Resenha: Memórias de Minhas Putas Tristes

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Memória de Minhas Putas Tristes
Sinopse: No ano em que completa os seus noventa anos, o autor-narrador destas memórias decide se presentear com uma noite de amor com uma adolescente virgem. E é assim, sem rodeios, que Gabriel García Márquez apresenta a história do velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si mesmo, e ao mundo, que ainda está vivo. 'Memória de Minhas Putas Tristes' desfia as lembranças de vida desse solitário personagem. Apresenta ao leitor as aventuras sexuais deste senhor, que vai viver cerca de cem anos de solidão embotado e embrutecido, escrevendo crônicas e resenhas maçantes para um jornal provinciano, dando aulas de gramática para alunos tão sem horizontes quanto ele, e, acima de tudo, perambulando de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis.



Ficha Técnica:
Autor: Gabriel García Márquez
Título: Memória de minhas putas tristes
Avaliação Final:  5/5   ♥♥♥♥♥ FAVORITO
*Lido em PDF


Minha ResenhaNo mês do seu aniversario de 90 anos esse senhor resolve se dá de presente uma noite com uma virgem de 14 anos. Ele ainda trabalha como cronista para o jornal local e vivi solitário. Nunca conseguiu se casar é seus envolvimentos amorosos foram apenas com prostitutas.
Quando ele se depara com Delgadina dormindo nua e profundamente, algo nele muda.
Suas lembranças voltam à tona é passamos a conhecer seu passado. Raramente eu me lembrava de que ele tinha 90 anos, acho que devido a começar a conhecer o passado dele eu não consegui-a vê-lo tão velho.

“... o amor me mostrou tarde demais que a gente se arruma para alguém, se veste e se perfuma para alguém, e eu nunca tinha tido para quem...”.

Esse é aquele tipo de livro que você fica se perguntando: Por que eu não li antes? Como consegui ficar tanto tempo sem conhecer esse escritor fantástico?
Tudo é harmonioso, meio confuso, intimo mais não é vulgar.

“Havia achado, sempre, que morrer de amor não era outra coisa além de uma licença poética...”.


Só agora, dando umas pesquisadas a respeito do livro foi que descobri que tem um filme baseado na obra. A seguir deixo o trailler. Pretendo conferir, só espero que esteja e seja tão bom quanto o livro.



Não foi uma resenha mais elaborada porque o bacana mesmo é você ler e se surpreender com as descobertas, fora que tenho medo de falar demais. Por isso eu indico o livro, apesar do título não é um livro promiscuo nem com um teor sensual ou coisa do gênero.

É uma bela e simples história de amor. De um belo e singelo amor...


Espero que tenham gostado.
Um super beijo 

14 comentários:

  1. Olá,
    Infelizmente eu nunca li nada desse autor, o que é uma pena. Quero muito conhecer o trabalho super elogiado dele, mal posso esperar para fazê-lo. Não sabia que existia filme dessa obra, mas antes de assistir preciso ler o livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só descobri o filme depois, mas não estou com muitas expectativas para com relação ao filme. Porém está mais do indicado o livro, espero que leia e goste, que se surpreenda e se envolva com a história.
      Beijos.

      Excluir
  2. A mesma coisa que me perguntei quando terminei a leitura deste livro: Porque não li antes???
    Li numa sentada e prometi a mim mesma que preciso ler mais obras do autor...
    Nem sabia que tem filme.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso muito ler mais obras dele. Essa foi tão envolvente, tão maravilhosa.
      Ainda quero esse ano ler mais livros dele.
      Beijos.

      Excluir
  3. Não conhecia o autor, mas valeu a dica. Parece-me ser interessante, então tenho que buscar mais sobre ele.

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro está mais do indicado. Espero que possa se interessar pelo autor.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Dany, eu ainda não li nada deste escritor, mesmo sabendo que ele é muito elogiado por leitores e pela crítica em geral.
    O livro parece ser interessante, e pelo que você conta em sua resenha, mexeu com você e foi uma leitura prazerosa. Ótima dica. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero pode ler mais livros dele o quanto antes.
      Foi uma leitura gratificante.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Dany. Adorei sua resenha. Achei o livro uma história bem interessante e peculiar. Fiquei imaginando o que levou o senhor de 90 anos dar um presente tão diferente para ele mesmo. Talvez com a leitura do livro isso venha ser explicado rs. E achei bem interessante que mesmo que o livro trate de assuntos íntimos não é de forma vulgar e isso é bem legal.
    Adorei seu blog, estou seguindo. Beijos!

    estilolia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra realmente saber o que levou ele a querer esse presente só lendo mesmo pra descobrir. Foi fascinante, intrigante e reflexivo.
      Espero que você possa está conferindo a obra, um super beijo e obrigada pelo carinho *--*

      Excluir
  6. Olá Dany
    Sempre ouvi falar deste livro e a história parece ser muito boa. Nunca li um livro do G.G Marques e esse pode ser o primeiro :). Grande abraço

    www.fernufala.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seja o primeiro e que goste.
      Para mim a leitura foi sensacional.
      Beijos.

      Excluir
  7. Gabriel García Márquez é simplesmente Gabriel García Márquez. rsrs Sem dúvidas um ótimo livro. Ainda não tive oportunidade de lê-lo mas está na minha lista. ;*

    http://anamariacordeiro.wix.com/pontonoconto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já adicionei quase todos dele a minha lista de desejados.
      Espero pode ler mais o quanto antes.
      Beijos.

      Excluir