Dica de Série: 13 Reasons Why (Os 13 Porquês)

domingo, 2 de abril de 2017


Meu primeiro contato com Os 13 Porquês foi através do livro, e isso já tem um tempinho (resenha AQUI). E eu amei. É uma história incrível, real, que te envolve e é triste também.
Mas não quero falar sobre o livro, e sim, sobre o seriado que têm lá suas modificações, mas é perfeito – no sentindo que fizerem tudo com muito cuidado, bem elaborado e por conta disso não perdeu a essência que o livro passou.

O assunto abordado é delicado e é complicado se falar sobre ele, sobre eles.

Suicídio. Depressão. Estupro. Bullying. Machismo.

E os outros pequenos detalhes que olhados isoladamente podem até não serem levados a sério, mas são sim relevantes.

A série contém 13 episódios e conta a história de Clay Jensen, um estudante tímido e de poucos amigos e que recebe uma caixa onde têm 7 fitas e quando coloca pra tocar a primeira ele escuta a voz de Hannan Baker, sua colega que recentemente cometeu suicídio. Nas fitas, ela explica os 13 motivos porque ela se matou.

As escolhas dos atores foram perfeitas. O modo como tudo foi bem trabalhado, o cuidado que tiveram em contar os detalhes de uma forma verdadeira e que causa desconforto, até porque são assuntos que afetam drasticamente a vida de alguém.

Eu queria contar mais. Conversar sobre todos os pontos e debater cada assunto. Porém, não teria mais aquele mistério no ar, aquela ânsia de querer saber mais, de querer saber qual o papel de cada um. O que determinada pessoa fez para que tudo acabasse daquela forma? O que poderia ter sido feito diferente? Porque não fez isso? Enfim...


É uma série que merece ser vista, discutida e que te modifica também. A gente nunca sabe o que o outro está passando, não podemos imaginar nunca que uma simples palavra, ou atitude pode causar um grande estrago, muitas vezes sem chances de reparo.

Mais do que apenas entreter 13 Reasons Why te modifica. Ela mostra o outro lado das pessoas. E mais que isso. Mostra que todos nós podemos ser a Hannan Baker em algum momento, mas somos quase que constantemente os outros que lhe causam mal. O que espalha uma fofoca sem saber se é verdade, que faz brincadeiras fora de hora, que enxergar o outro com inferioridade e que não mede as palavras que vai usar. Ser adolescente definitivamente é uma barra e quando tudo conspira pra dá errado, quando não se tem um ponto de apoio, pode ser que de fato tudo dê errado.


Pode ser que eu esteja um pouco emotiva, triste pra falar a verdade. Mas o seriado é bonito, tem uma atmosfera peculiar e no geral não é tão triste assim. O ponto é que me tocou de uma forma tão envolve que me refletir sobre quando eu era adolescente e o tempo na escola.

Não vou dizer que indico para todo mundo assistir. O que de fato eu deveria fazer, mas é complicado. Porque aborda muitos temas que são pesados, mas que são necessário se fala sobre eles. Por isso e que acho que nem todo mundo pode acabar gostando tanto do seriado.

Enfim... É viciante. É envolvente. Veja, descubra todos os porquês.  ;)

Espero que tenha gostado.
Beijo

22 comentários:

  1. Oi! Estou lendo muitos comentários positivo. No momento não acho que devo assistir. Mas esse tema tem que ser abordado mais vezes. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é um tema pre precisa ser falado, que precisa ser tirado esse estigma, essa tabu todo. Não é muito fácil de assistir a série e se não estiver em um momento bom, sugiro que não a veja agora.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, gostei muito dos seus comentários sobre a série. Eu li o livro já faz um tempinho e gostei demais dele, então fico super contente de ver que fizeram um bom trabalho com a série, especialmente por a trama ter assuntos tão importantes.

    Te convido para participar do Top Comentarista no blog, valendo o livro Ninfeias Negras, tá super fácil e o livro é muito legal: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2017/04/top-comentarista-de-abril-valendo-o.html .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou perfeito. Não imaginei que seria tão bom o seriado nem que teria toda essa repercussão.
      Beijos

      Excluir
  3. Todo mundo está falando dessa série, só me deixa com mais e mais vontade de assistir!!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li o livro, mas já assisti a série e cara, é incrível. Pesada, mas incrível. Ela nos toca de um jeito único e nos faz querer repensar em todas as nossas atitudes. Amei o post e concordo com tudo!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ♥ é sensacional. Recomendo o livro também.
      Beijos

      Excluir
  5. Não te como não ficar triste depois dessa série, né? O final é tão pesado, e ao mesmo tempo tão realista.. é uma série para refletir sobre suas ações, e as dos outros. Eu também queria muito discutir todos esses pontos que você citou. Acho que seria legal você fazer um post sobre isso, avisando que é spoiler, pq a minha timeline tem estado tão lotada de comentários sobre a série, que acho que 99% das pessoas no planeta já assistiram hahaha. Teve mesmo algumas alterações, mas aprovei todas. Ficou muito legal terem abordado o lado de cada um dos 13 porquês, das pessoas, eles se juntando para falar sobre isso e etc, coisa que não mostra no livro. Melhor série do ano!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa aquela sensação de vazio. Não sei se pretendo fazer outro post com esses detalhes, até porque é fiquei bem tocada e triste tbm. Enfim, é uma série maravilhosa, com certeza vai estar entre as melhores do ano.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Dany! A série me afetou bastante, muito mais do que eu imaginava que fosse, confesso, achei forte, impactante, tanto que ainda estou tentando digerir tudo! E realmente eu já espero uma segunda temporada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente forte ela. Apesar de "saber" como tudo acaba, me impactou de uma forma que eu não esperava.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Dany,
    Eu não consigo assistir os episódios em sequência. Sempre acabo chorando e fico bem mal.
    Mas acho que a série é um projeto super bacana e que precisa ser discutida sim.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito discutida, e só cheguei a chorar em um dos episódios, mesmo assim sempre fiquei mal com cada um.
      Deixa aquela sensação pesada, e devastadora.
      Beijos

      Excluir
  8. OI, td bem?
    Realmente todoossss estão falando dessa série. No começo eu não sabia se estava gostando ou não, mas agora faltam dois eps pra acabar e eu to sem estruturas pra continuar a ver... Vou ver se termino hoje mas já sei que ficarei mals... Achei bem pesada e ao mesmo tempo ela te muda MESMO. Te faz refletir bastante sobre como suas ações tem consequências nos outros mesmo sem perceber, etc... é uma série que vale a pena ser vista e discutida!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=fzXVXyTfi9w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente deixa aquela sensação de vazio na gente, deixa uma tristeza.
      E concordo contigo, depois de assistir a ela a gente muda e passa a refletir mais sobre a vida.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Dany,

    Lembro que quando fiquei sabendo do livro não quis ler, achei o tema pesado e queria fazer a leitura num momento mais apropriado. Passou tanto tempo que até tinha esquecido dele até que veio a série.

    Vou ver, talvez depois de passar todo esse movimento em cima, para ver com calma, sem pressão de gostar. Mas o assunto precisa mesmo ser mais debatido e se a série fez isso, é maravilhoso.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o livro bom também, apesar de que na série tudo é mais abordado.
      Recomendo os dois.
      Beijos

      Excluir
  10. Tudo é muito pesado, né? Infelizmente são temas reais e passados na série da forma que realmente tudo acontece, muito complicado... Também tive o primeiro contato com o livro e também achei tudo muito intenso.

    Ótimo post! bjsss, Mundo de lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luana :)
      Acho pesado o tema, mas ao mesmo tempo é fundamental se falar sobre ele.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi, não li o livro. E ainda não assisti a série.
    Mas é como se tivesse visto.Já que vi alguns trechos e li muitos comentários sobre a história.
    Inclusive vi uma cena tão forte, que me senti mal.

    O único receio que tenho sobre abordar esse assunto, é de muitos jovens ainda com a personalidade em formação romantizarem o suicídio.

    E concordo com você , quando nos diz que não deve ser visto por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte de romantizar o suicídio é dentre outros assunto abordados na série que tem que ser tratado com muito cuidado. Até porque a série é por público jovem, então complica.
      Beijos

      Excluir