Serial Killers - Anatomia do Mal de Harold Schechter

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Sinopse: Entre na mente dos psicopatas. O dossiê definitivo sobre assassinos em série. O que faz pessoas aparentemente normais começarem a matar e não pararem mais? O que move – e o que pode deter – assassinos em série como Ed Gein, o psicopata americano que inspirou os mais célebres maníacos do cinema, como Norman Bates (Psicose, de Alfred Hitchcock), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper) e Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme). Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria?

Em Serial Killers: Anatomia do Mal você vai descobrir como eles matam e por que eles matam. Por amor, desespero, dor ou prazer. Por conta de famílias desfuncionais e infâncias perturbadoras. Em nome do demônio ou para o jantar…

Histórias Reais, Assassinos Reais, de uma maneira que você nunca viu, estudados com rigor científico, profundidade e conhecimento psicológico. Um livro que vai atrair a atenção dos fãs das séries CSI, Criminal Minds, Dexter e do canal Discovery Investigation e de todos aqueles que querem entender o que se passa na mente dos assassinos mais temidos e cruéis de todos os tempos.

*Leia a sinopse completa no SKOOB.




Minha Opinião: Primeiro livro da DarkSide que finalmente comprei. E olha que namoro muitos deles à tempos. Além da edição ser um espetáculo de tão lida, o tema abordado no livro foi a primeira coisa que fez com que eu quisesse muito ler/ter esse livro.

Como traz grifado na capa são histórias reais de assassinos reais. São casos de serial killers de diferentes partes do mundo. Alguns casos foram midiáticos, outros não. Alguns chocaram pela brutalidade, outros pela quantidade de mortos. A identidade de alguns ainda continua um mistério até hoje, enquanto a grande maioria foi pego e quase todos se encontram mortos.

É um livro que me tirou do eixo.

Antes, sempre que tinha a oportunidade de falar sobre serial killers eu dizia que achava eles fascinante. Essa minha ideologia foi literalmente destruída. A visão glamourizado que criei dos serial killers por conta do cinema, nem de longe se encaixa com a realidade. Usando como exemplo o personagem Hannibal Lecter, sua personalidade/físico não condiz com a realidade.

É preciso ter um certo grau de coragem para se aventurar nessa leitura. Apesar de não ter fotos explícitas das vítimas nos casos apresentados, eles são bem descritos, bem detalhados.

O livro começa com uma introdução que desmistifica a falsa impressão de que serial killers são um fenômeno contemporâneo – isso é reforçado, explicado e comprovado no decorrer do livro. Logo depois vem a origem do termo, seu significado, quando foi usado a primeira vez e depois em demasia.

Uma das coisas que achei bem interessante é saber como eles fazem para classificar alguém que como serial killers e mesmo sendo constatado isso, ainda existem outras categorias que são usados para traçar o perfil.

Entre um tópicos e outro temos um Estudo de Caso, uma espécie de história que conta casos de serial killers. Na maioria das vezes começa falando sobre a infância e qual poderia ter sido o fator que desencadeou para que o indivíduo se transformasse e fizesse as suas atrocidades.

Não existem apenas serial killers homens, algumas mulheres também cometeram atos cruéis.Também tem velhos, homossexuais, jovens, héteros, duplas, casais e outras tantas diversidades. Assim como não existem apenas serial killers brancos, na página 55 ele explica bem esse ponto:

“... não há nada de intrinsicamente “branco”, “negro” e, no caso, nem asiático, hispânico ou qualquer outra coisa no assassinato em série. Trata-se, pois, de um fenômeno humano encontrado ao longo da história e em praticamente todas as culturas...”

Em uma parte, Harold fala sobre os serial killers ao redor do mundo. Inclusive, cita um caso do Brasil. Ao longo das mais de 470 páginas, temos um livro repleto de coisas que eu nem imaginava que existia. Casos diversificados, crimes, mortes, torturas.

Uma das coisas que mais gostei e achei interessante foram os Estudo de Casos, assim como as ilustrações que deixaram a arte do livro incrível. O cuidado de Harold em organizar tudo e distribui de uma forma que deixou a leitura fluída. A única coisa que me desagradou, é que certos serial killers foram mais citados e isso as vezes se tornava repetitivo. Fora isso, tanto a leitura quanto o livro em si foram incríveis.

De todos os citados, senti pena apenas de um: Panzram. Não consigo dizer qual deles é o pior, até porque são tantas atrocidades diferentes que é difícil classificar qual deles foi o mais cruel.

Quase no final, temos algumas indicações de livros – já fiquei de olho em vários – de literatura, filmes e seriados todos de ficção. Assim como os livros usados de referências para compor o conteúdo deste livro.

Foi uma leitura que me enriqueceu pois aprendi bastante sobre o assim. Fiquei tão envolvida que já pretendo comprar outros livros nesse mesmo tema, assim como aprender mais sobre esse assunto. Deixo aqui uma excelente indicação, e já peço boas indicações também se alguém tiver para dá.



Beijos :)

6 comentários:

  1. Olá, Dany.
    Os livros da editora são demais de maravilhosos hehe. Eu geralmente prefiro ler ficção, mas esse me interessou. E também achei legal eles indicarem livros no livro hehe. Vou querer ler assim que der.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro ficção, mas esse não poderia perder a chance de ler. E olha quem nem falei tudo o que tinha pra falar, até porque o livro tem tanta informações. Recomendo muito, se eu soubesse antes o quanto seria incrível a leitura e o quanto eu aprenderia, teria lido ele bem antes.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu AMO CSI, então obviamente amaria esse livro <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  3. Oi Dany!
    Que interessante esse livro!!! Eu adoro séries policiais (os CSIs da vida), e achei legal você ter comentado que o livro destruiu totalmente tudo que você sabia sobre serial killers. Gostei da dica!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de séries policiais então esse livro irá lhe ganhar. Recomendo muito, foi uma leitura sensacional!
      Beijos

      Excluir